sábado, 15 de janeiro de 2011

Tambores na noite



 Fotos de João Vasco

Tambores na Noite de Brecht, no D. Maria II de 14 a 23 de Janeiro

Da autoria de Bertolt Brecht, "Tambores na Noite" retrata o regresso de um soldado alemão perdido no Norte de África, à sua Alemanha Natal, invadida pela Revolução Esparquista no final da Primeira Guerra Mundial.

Em tempo de crise , como é este que supostamente vivemos, surgem sempre vozes contestárias. E, coincidência ou não, o dramaturgo alemão Brecht, símbolo do teatro épico e estreitamente ligado à ideologia comunista, é escolhido.

No entanto pode dizer-se que quando Brecht escreveu esta peça, em início de carreira, estava necessitado de dinheiro.

Isto para avisar já os mais românticos que a intenção nunca foi tornar esta peça num marco político, o que inevitavelmente acabou por acontecer, mas sim numa história de amor para encher as cadeiras dos teatros.
Afrontando o sentimentalismo, os ideais políticos e as boas intenções filantrópicas, Tambores na Noite exibe, contra o pano de fundo da Revolução Espartaquista na Alemanha do início do século XX, o esplendor de um herói… disfuncional, ou humano, demasiado humano: Andreas Kragler, proletário que, no regresso da frente de combate e do cativeiro em África, hesita entre a rua e a casa, a bandeira e a cama, a revolução e a noiva.

Uma produção do Teatro Nacional São João, do Porto, com encenação de Nuno Carinhas.

1 comentário:

nanabrites disse...

gosto do espaço que os elementos cénicos ocupam na imagem e a luz que transmitem.